webmail
CBAS • Coleção de Bactérias do Ambiente e Saúde

Serviços

A CBAS realiza os serviços de distribuição e depósito de culturas e caracterização taxonômica de linhagens bacterianas.

As solicitações de serviços são submetidas a uma análise prévia pela CBAS.

A remessa e transporte das culturas serão de responsabilidade do solicitante, e devem obedecer às normas de transporte de material biológico em vigor.

Os serviços da CBAS só serão realizados se o solicitante se responsabilizar pelo custo com o transporte do material biológico em questão.

Fornecimento de culturas

A CBAS fornece bactérias para instituições, sejam de pesquisa, serviços, ensino ou indústrias. Todos os pedidos deverão ser formalizados por mensagem eletrônica, com uma explanação breve da utilização pretendida para o material, devidamente assinados por um profissional qualificado e autorizado a manipular a amostra requerida. As linhagens serão fornecidas sob a forma de culturas ativas e por razões de segurança e proteção à saúde, não serão enviadas para endereços privados e residenciais, apenas para laboratórios microbiológicos capacitados e em conformidade com o estipulado pela legislação brasileira vigente.

A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Material Microbiológico que pode ser obtido junto ao curador ().

Depósito de Culturas

A CBAS oferece quatro categorias de depósito que são formalizados mediante acordos prévios. Após o processo de autenticação as linhagens são preservadas e recebem um número do acervo CBAS.

As categorias de depósito são:

  • Depósito aberto (acervo de acesso público). As linhagens depositadas e suas informações associadas podem ser fornecidas a pesquisadores, instituições nacionais e estrangeiras e indústrias. A distribuição das linhagens bacterianas não requer autorização prévia do depositante.
  • Depósito restrito (fornecido com autorização do depositante). A CBAS recebe linhagens bacterianas para fins de depósito restrito que podem ser fornecidas para pesquisadores e indústria mediante autorização do depositante. Para esta modalidade é estipulado um prazo definido que, após finalizado, as linhagens devem ser transferidas para a categoria de depósito aberto ou devolvidas ao depositante conforme acordo prévio.
  • Depósito fechado (depósito confidencial). As linhagens depositadas e suas informações associadas são armazenadas sob confidencialidade e mantidas independentes do acervo da coleção pública e sua distribuição é proibida. A CBAS se reserva ao direito de manter estas linhagens por um prazo definido conforme acordo prévio.
  • Depósito legal (depósito confidencial). Este tipo de depósito atende os casos de linhagens bacterianas sob a regulamentação do CGEN (Conselho de Gestão do Patrimônio Genético). O depositante que precisar deste serviço deverá informar o número da autorização de acesso emitida pelo órgão competente, o código de autenticação e data de emissão da autorização no Formulário de Solicitação de Serviços. A CBAS é credenciada como Fiel Depositária de Amostras de Patrimônio Genético pelo Conselho de Gestão de Patrimônio Genético (CGEN/ Ministério do Meio Ambiente), de acordo com o Aviso de Credenciamento nº 097/2013/SECEX/CGEN, publicado no D.O.U. em 12/09/2013.
  • A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Serviços que pode ser obtido junto ao curador ().

    Caracterização taxonômica

    A CBAS realiza a caracterização taxonômica de bactérias utilizando a análise da sequência do gene ribossomal 16S rRNA (aproximadamente1500 pb). Em casos de interesse, mediante consulta ou colaboração, realizamos a técnica de MLSA.

    As solicitações são feitas mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Identificação ou Autenticação de Material Microbiológico que pode ser obtido junto ao curador ().


    © 2017 Coleção de Bactérias do Ambiente e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz